quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hoje é dia da Lingua Portuguesa!


Mapa dos países que falam a mesma língua que a nossa.


A história da língua portuguesa começa com a própria história de Portugal e remonta a mil anos, época em que os árabes dominavam a península ibérica. Foi nessa luta para defender o cristianismo e a coroa que se destacou Dom Henrique, conde de Borgonha. E foi em gratidão pelos serviços prestados que Dom Afonso VI, rei de Leão e Castela, deu-lhe a mão de sua filha Dona Tareja e parte de um território da região da Galiza, o Condado Portucalense, situado entre o Minho e o Vouga.

Mas foi o filho de Dom Henrique, Dom Afonso Henrique, que rompendo com Castela se fez proclamar rei de Portugal. Nascia então a nacionalidade portuguesa e com ela o desejo de uma identidade própria. Não foi difícil, visto que na faixa ocidental da grande Hispânia, já havia um falar diferente de todos os outros. O galego-português cederá seu lugar ao português e, no século XII, este já é a identidade lingüística do povo de Portugal.

O português vai se cultivar na poesia, na boca dos cantores e trovadores, os reis darão o exemplo e se entregarão também às canções de amor e de amigo, virão as novelas de cavalaria, nascerá o teatro das ruas, com a linguagem híbrida e viva do povo. Mas será Camões que dará brilho e fulgor ao idioma lusitano. Não por menos, será considerado para sempre o maior gênio da nacionalidade.

E o português foi com as caravelas e entrou pelas terras estrangeiras e cantou na boca das raças e construiu morada e cultura.

Os povos que receberam a língua de Camões por herança, conheceram a doçura de suas palavras, os encantos de sua melodia e deram-lhe as nuanças das terras ultramarinas. Hoje é uma das mais faladas línguas do planeta e os que amam sabem que, apesar de ser a “última flor do Lácio”, não é inculta, mas vigorosamente bela.

PORTA CURTAS - O XADREZ DAS CORES

MINHOCAS